Valtra eleita "Melhor local de trabalho sem fumo de 2014"

09.05.2014
Valtra eleita "Melhor local de trabalho sem fumo de 2014"
A Valtra foi anunciada com sendo a vencedora do concurso nacional de "Melhor local de trabalho sem fumo de 2014", na Finlândia. O prémio foi entregue à Valtra pelo juiz do concurso, Olli Rehn, Comissário Europeu dos Assuntos Económicos e Monetários e do Euro, no seminário "Finlândia sem fumo até 2040", em Helsínquia.
A Valtra foi galardoada com esta distinção devido ao diálogo estreito entre a direcção e os funcionários no projecto "Valtra sem fumo", bem como devido ao compromisso e esforços a longo prazo da Valtra. O projecto "Valtra sem fumo" faz parte de um plano de acção mais amplo para promover a saúde e reduzir as baixas por doença. Para auxiliar a preparação e a implementação do projecto, foi contratado um gestor de projectos com o apoio da Varma Mutual Pension Insurance Company. A Valtra é um local de trabalho sem fumo desde 1 de Junho de 2013. Antes desta data, os funcionários, visitantes, clientes e candidatos a emprego foram amplamente informados. A escolha de deixar de fumar era facultativa para os funcionários, tendo sido disponibilizado apoio e tratamento por parte dos serviços de saúde no trabalho.

O projecto envolveu bastante diálogo e a solicitação de feedback dos funcionários; após alguma resistência inicial, a Valtra estabeleceu-se, desde então, como um local de trabalho sem fumo, com uma tendência decrescente de baixas por doença. O concurso nacional "Melhor local de trabalho sem fumo de 2014" faz parte da campanha "Finlândia sem fumo até 2040". O concurso incentiva os locais de trabalho a erradicar a prática de fumar e a promoverem um ambiente isento de tabaco. A Valtra é a quarta vencedora do concurso anual "Melhor local de trabalho sem fumo de 2014" e a primeira do sector privado, tendo sido as vencedoras anteriores a cidade de Lappeenranta, a University of Eastern Finland e a cidade de Helsínquia. Um local de trabalho sem fumo demonstra a estima do empregador pelos seus funcionários e o desejo de manter e promover a saúde e o bem-estar no trabalho. Tanto os funcionários como os empregadores podem desfrutar de benefícios financeiros e de saúde. Após entregar o prémio à Valtra, o Comissário Rehn destacou o quanto um local de trabalho sem fumo pode melhorar a competitividade de uma empresa, devido a um melhor bem-estar no trabalho, a uma melhor atmosfera física e emocional no trabalho e a uma melhor imagem da empresa.  

(Imagem: Mauri Ratilainen ) 


« Regressar à descrição geral