Ceifar com o TwinTrac poupa tempo, combustível e as suas costas Comunicado de imprensa

24.02.2013
Segundo um estudo independente, a utilização de um tractor equipado com o sistema de recuo TwinTrac para a realização de tarefas de ceifa permite poupar 12% em termos de tempo e 11% em termos de combustível em comparação com a operação em marcha em frente.
Além disso, a ceifa em marcha-atrás reduz significativamente o esforço do condutor no pescoço e nas costas. "Tomemos como exemplo uma quinta de 110 hectares na qual se realizam tarefas de ceifa duas vezes por época. A ceifa em marcha-atrás permite poupar, na prática, o equivalente a um dia de trabalho. Isto pode ter um impacto decisivo na qualidade e no tempo de colheita no que diz respeito às condições climatéricas. Além disso, uma poupança de combustível superior a 10% é significativa", afirma Timo Mattila, Gestor de marketing de produtos na Valtra.

O estudo analisou ainda o esforço de torção a que o pescoço e as costas estão sujeitos durante a operação de ceifa normal. O estudo mostrou que o tempo passado a conduzir com as costas viradas foi praticamente eliminado, ao passo que no que diz respeito ao pescoço, esse tempo passou para metade.

Este estudo foi realizado com dois tractores T163. Um estava equipado com uma ceifeira condicionadora Elho Duett de 7,3 metros, utilizada para condução em marcha-atrás. O outro tinha uma ceifeira condicionadora Elho de 3,7 metros ligada ao engate dianteiro e outra ceifeira condicionadora semelhante de 3,7 metros na parte traseira. No total, foram ceifados 70 hectares em seis campos para a realização deste estudo durante o último Verão no sudeste da Finlândia. O estudo foi realizado pelo TTS Work Efficiency Institute (Työtehoseura). O relatório final pode ser solicitado ao TTS.

Nos últimos 20 anos, a Valtra fabricou mais de 6500 unidades equipadas com o sistema de recuo TwinTrac.


« Regressar à descrição geral