Nova Série T – Concebida a pensar no condutor Comunicado de imprensa

12.11.2014
Nova Série T – Concebida a pensar no condutor
A quarta geração da Série T da Valtra apresenta um tractor completamente novo que foi concebido a partir do zero. Os novos modelos da Série T variam entre 155 hp e 250 hp e contam com um binário até 1000 Nm, proporcionando potência suficiente para o desempenho de tarefas ainda mais exigentes.
A nova Série T está disponível em quatro variantes: Direct, Versu, Active e HiTech (a produção deste último terá início no próximo ano). Os modelos Direct, Versu e Active já estão em fase de produção. O modelo Active representa uma nova linha que inclui uma transmissão Powershift e um sistema hidráulico com sensor de carga de accionamento mecânico. Os novos modelos Versu, Active e HiTech revolucionam a forma de condução dos tractores com transmissões Powershift. O pedal da embraiagem só é necessário ao ligar motor. Os pedais dos travões também controlam a embraiagem e a função da embraiagem de tracção automática está sempre activada. A Powershift automática funciona agora de acordo com uma nova lógica já que o pedal do acelerador não controla o regime do motor, mas sim a velocidade de marcha, tal como acontece durante a condução de um veículo com transmissão Direct contínua. O sistema automático é extremamente útil durante a utilização de acessórios accionados por TDF, pois permite ao condutor alternar entre as mudanças Powershift e ajustar a velocidade bastando para tal accionar o pedal do acelerador. Desta forma, as mãos do condutor ficam desimpedidas para o controlo da combinação tractor-acessório. O sistema Powershift também possui funcionalidades exclusivas, tais como uma útil função de arranque em subidas e um assistente do sistema hidráulico, que facilitam os trabalhos com carregador frontal. A Powershift da Valtra é uma transmissão de cinco passos que disponibiliza um total de 20 velocidades em quatro gamas de velocidades, além das 10 velocidades disponíveis nas gamas de velocidades "creeper".

Design inteligente do motor

Todos os modelos da Série T possuem fiáveis motores AGCO Power. Os dois modelos mais pequenos possuem um motor de 6,6 litros, enquanto os modelos de maior dimensão possuem uma cilindrada de 7,4 litros. As emissões dos gases de escape são minimizadas por um sistema de SCR padrão em conformidade com a fase IV. O turbo dos motores mais recentes possui uma válvula de bypass electrónica que permite ao motor responder rapidamente e debitar um nível excelente de binário mesmo a baixas rotações. O sistema de SCR, o turbo optimizado e a unidade do motor permitem uma excelente eficiência de combustível e eliminam a necessidade de um sistema de recirculação dos gases de escape ou de um filtro de partículas diesel. O modelo T174 está também disponível com a funcionalidade EcoPower da Valtra. Quando o condutor prime o botão Eco, o regime do motor baixa para as 1800 rpm e o binário aumenta. O consumo de combustível é assim reduzido em aproximadamente 10%, permitindo simultaneamente reduzir o nível de ruído e prolongar a vida útil do motor. Além disso, a funcionalidade Sigma Power, equipada de série ou disponível para todos os modelos, aumenta a potência do motor em 15 hp quando a TDF está sob uma carga suficiente. Por sua vez, a função de reforço de potência para situações de transporte proporciona mais 15 hp nas gamas C e D.

Cabina espaçosa com excelente visibilidade

A funcionalidade mais impressionante da quarta geração da Série T é a nova cabina elegante, espaçosa e silenciosa. Os pilares curvados para fora aumentam o espaço interior disponível para o condutor, enquanto as dimensões externas se mantêm compactas. A cabina tem agora mais 20 centímetros de largura na área do banco do condutor em comparação com a geração anterior.

A combinação dos vidros dianteiros e traseiros com aquecimento eléctrico, limpa-pára-brisas dianteiro com um alcance de 270 graus, câmaras de estacionamento instaladas de fábrica, luzes de trabalho LED e luzes traseiras com os seis metros quadrados de vidro proporcionam-lhe uma visibilidade inigualável. A janela adicional na parte dianteira do tejadilho ajuda-o durante os trabalhos com carregador frontal. A cabina de silvicultura opcional possui ainda uma janela na parte traseira do tejadilho. O conforto do condutor foi ampliado graças a um altifalante estéreo com subwoofer, uma caixa refrigerada e um sistema de recuo TwinTrac que pode ser ajustado lateralmente, bem como um aquecedor auxiliar, instalado de fábrica, alimentado a combustível e com activação por telefone. Algumas destas funcionalidades vêm equipadas de série, enquanto outras podem ser encomendadas da extraordinária lista de opções da Valtra.

O raio de viragem do tractor é extremamente apertado, sendo de apenas 5,25 metros, mesmo com um carregador frontal, suspensão pneumática do eixo dianteiro e ligação dianteira. O tractor pesa 7,3 toneladas e o peso total teórico é de 13,5 toneladas. A impressionante distância ao solo de 60 centímetros e a distância entre eixos de 2995 milímetros proporcionam uma maior estabilidade em estrada. A ligação melhorada na parte traseira do tractor permite elevar até 9,5 toneladas, enquanto a ligação dianteira integrada permite elevar 5,1 toneladas. Agora pode seleccionar simultaneamente três velocidades diferentes disponíveis nos cinco modos para a TDF: 1000, 1000E, 540, 540E e TDF sincronizada.

Facilidade de utilização e baixos custos de propriedade

Foi dada especial atenção à facilidade de utilização e manutenção durante a concepção da nova Série T. Os intervalos de assistência correspondem a um período de 600 horas, sendo a verificação diária do nível do óleo facilitada pelas informações apresentadas nos visores de inspecção. Os radiadores e os filtros são também de fácil acesso não tendo de utilizar ferramentas para o efeito. A nova Série T foi submetida a dezenas de milhar de horas de teste em todas as condições, tanto no campo como em laboratório.

Obviamente, a nova Série T também está disponível com o sistema de direcção assistida AutoGuide e o sistema de telemetria AgCommand. O AutoGuide utiliza sinais de satélite e de correcção para direccionar o tractor com precisão, mesmo no espaço de um centímetro. Por sua vez, o sistema de monitorização remota AgCommand permite ao proprietário monitorizar a utilização do tractor, antecipar as necessidades de manutenção e compilar dados de funcionamento que podem ser utilizados, por exemplo, pelos prestadores de serviços para efeitos de facturação. O Valtra Premium Care, a AGCO Finance e o serviço de primeira classe de peças sobresselentes da Valtra optimizam ainda mais a fiabilidade, a facilidade de utilização e os baixos custos de funcionamento.

Tal como é prática comum com todos os tractores, a Valtra permite aos clientes personalizar os tractores da Série T de acordo com as necessidades individuais. A lista de funcionalidades e opções é extremamente ampla. Desta forma, os clientes não têm de pagar por nada que seja desnecessário, adquirindo apenas as funcionalidades de que realmente necessitam. O sistema de encomendas para clientes da Valtra permite equipar de fábrica todos os tractores para uma utilização imediata no campo, na floresta ou para a prestação de serviços municipais.

 

Modelos da Série T De série
hp/kW/Nm
Reforço
hp/kW/Nm
T144  155/114/640 170/125/680
T154  165/121/680  180/132/740
T174  175/129/740 190/140/780
(T174 Eco)  175/129/850 190/140/900
T194  195/143.5/800  210/154.5/870
T214  215/158/870 230/169/910
T234  235/173/930 250/184/1000


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