A série Valtra A avança para a era HiTech Comunicado de imprensa

27.01.2011

A série A, a mais perene da colecção Valtra, move-se para a era HiTech. Para além do sistema de inversão eléctrica, o tractor incluirá muitas outras novas funcionalidades.

A série A tem uma longa e reconhecida tradição como o modelo de tractor mais popular nos países nórdicos e foi utilizada tanto em campos como em florestas. As novas funcionalidades aumentam a versatilidade e o conforto do tractor que já era forte, leve e facilmente manobrável.

O novo sistema de inversão com controlo eléctrico HiTech da série A está fortemente relacionado com o sistema de inversão Valtra, que é considerado universalmente o melhor do mercado. A sua inversão suave e exacta facilita, em particular, as tarefas do carregador frontal, mas também ajuda em tarefas de quinta e em pontos extremos de um campo. O travão manual hidráulico, integrado na alavanca de inversão, oferece uma facilidade para o utilizador que não existia antes nesta classe de tamanho.

A par do sistema de inversão com controlo eléctrico, uma engrenagem hidráulica multidisco, com TDP controlada a duas velocidades, também será incluída na série A. A tomada de potência é suavemente controlada por um interruptor basculante e o sistema hidráulico encarrega-se da articulação suave. Os botões de comando para o pára-choques traseiro também estão disponíveis, como opção.

A energia para a série A é fornecida pelo motor de 3,3 litros AGCO Sisu Power, o qual está equipado com injecção de pressão comum. A ventoinha Visko e a injecção de pressão comum reduzem tanto o ruído como o consumo de combustível. Além disso, com o controlo eléctrico do motor, o controlo de cruzeiro está disponível como opção.

Também estarão disponíveis mais comandos electrónicos para o controlo do dispositivo de elevação e a transmissão. O dispositivo de elevação de autocontrolo, com controlo electrónico, é conhecido pela sua precisão. Os interruptores de elevação e descida do dispositivo de elevação estão localizados em ambos os pára-choques traseiros. O sistema único de pressão libertação da Valtra ajuda a facilitar as tarefas que requerem paragens e arranques repetitivos. Os instrumentos Proline, que podem ser encontrados na lista de acessórios, oferecem muita informação.

O conforto no trabalho também foi um grande passo de gigante. O ruído na cabina foi reduzido e a mesma passou por uma transformação considerável. Os pedais pendentes, a embraiagem electrónica e os pedais do acelerador facilitam o trabalho, mesmo com pesados sapatos de protecção nos seus pés. Agora é mais fácil subir para a cabina, graças à entrada de acesso mais ampla. O volante e o assento têm gamas mais ajustáveis do que anteriormente. Além disso, deixa de ser necessária uma cabina florestal separada, porque o espaço para os pés na cabina standard é maior do que antes. Assim, o tractor pode ser equipado para o trabalho florestal com um pedal acelerador traseiro e com uma janela traseira, concebida para a válvula de purga da carga.

Apesar das suas inúmeras novas funcionalidades, o conceito básico da série A é familiar. Continua a ser um tractor fiável, leve e versátil, com uma boa relação custo/desempenho. O fundo do tractor continua plano e o seu espaço amplo. O tanque de combustível continua a ser feito de aço e está protegido dentro do corpo intermédio, mas é maior do que anteriormente. O robusto eixo motor de quatro rodas foi feito para suportar mesmo uma utilização mais dura do carregador frontal. Também estão disponíveis modelos equipados com um dispositivo de elevação frontal e tecto baixo.

Os tractores da série A equipados com sistema de inversão são designados por modelos HiTech, de acordo com os tractores correspondentes das séries N e T. Os modelos tradicionais de tractores da série A estarão disponíveis no futuro, com os nomes A72, A82 e A92 Classic.

HiTech  Máx. kW/hp/Nm
A83  65/88/325 
A93  75/101/370 


« Regressar à descrição geral