CONHEÇA OS NOSSOS CLIENTES

CONHEÇA OS NOSSOS CLIENTES

Cabina concebida a pensar no condutor

A nova série T da Valtra foi testada pelos fornecedores de máquinas agrícolas Kalajoen Neliveto, em Kalajoki, na Finlândia, na Primavera de 2013 e no Verão de 2014. Foram avaliadas várias versões, mas a maioria do trabalho foi realizado utilizando modelos Versu, os quais apresentavam as características adequadas às especificações de produção.

Ville-Matti e Juha-Pekka Vuollet
Fornecedores de máquinas agrícolas Kalajoen Neliveto Oy
Kalajoki, Finlândia

Máquinas de teste: Vários tractores da série T da Valtra
Principais tarefas: Colocação de chorume, ensilagem, preparação do solo, semeação

Funcionalidade melhorada

Os protótipos foram activamente utilizados durante as operações da empresa. Durante a Primavera, as tarefas incluíam a colocação de chorume, a preparação do solo e a semeação; no Verão, o foco estava na ensilagem.

Foi utilizado um modelo Versu para semear cerca de 350 hectares. O tractor foi ainda utilizado para transportar um atrelado de ensilagem de 50 metros cúbicos e para nivelar os cereais no silo.

A funcionalidade melhorada da nova série T tornou-se evidente durante as longas e variadas limitações de trabalho. Todas as funcionalidades são compatíveis entre si e criam um potente conjunto em combinação com a fantástica facilidade de condução do tractor.

"A nova série T foi uma boa surpresa. O tractor é fácil de utilizar, pode obter-se mais vantagens com as funcionalidades e o conforto do condutor ao volante é garantido, mesmo durante os dias de trabalho mais exigentes", comenta Ville-Matti Vuollet.

"Os novos controlos facilitam imenso a utilização da transmissão. Tanto em campo como na estrada, podemos conduzir no modo automático ou utilizando os pedais", continua Juha-Pekka Vuollet.

"A série T é verdadeiramente eficiente e estável com um carregador frontal. A excelente visibilidade, a agilidade e o pequeno aumento de peso são evidentes", diz Ville-Matti.

Juha-Pekka, responsável pela assistência e manutenção, ficou impressionado com os acabamentos do tractor, como a disposição organizada de todos os tubos, mangueiras e cabos. "A facilidade de manutenção foi claramente ponderada. As inspecções podem ser realizadas com maior rapidez e todos os pontos de assistência são de fácil acesso."

A nova cabina da série T proporcionou experiências extremamente positivas. A disposição ergonómica dos controlos, as funções lógicas e a excelente visibilidade facilitam o trabalho do condutor. "O condutor tem o controlo total do tractor em todas as situações", descreve Ville-Matti.

A suspensão e as características de condução estável foram particularmente destacadas por proporcionarem uma melhoria da facilidade de condução. "A suspensão dianteira funciona perfeitamente como uma extensão do chassis", diz Juha-Pekka. "A nova versão da suspensão mecânica ajustável da cabina também se revelou extremamente eficaz."

As vantagens do limpa-pára-brisas que abrange até a extremidade mais inferior do pára-brisas não passaram despercebidas, sobretudo durante a realização de trabalhos de aragem. Por sua vez, a janela do tejadilho elimina a necessidade de virar do pescoço durante as operações de carga, enquanto a remoção do pilar da janela do lado direito proporciona uma vista lateral desobstruída do tractor.

Um prático kit de ferramentas e as novas áreas para armazenamento da cabina facilitam ainda mais a vida do condutor. "O kit de ferramentas inclui uma corrente de reboque e um conjunto de ferramentas adequadas, o que constitui uma grande melhoria", diz Juha-Pekka.

A qualidade do sistema estéreo também foi alvo de muitos elogios. O sistema inclui altifalantes adequados e um subwoofer que também pode ser utilizado para reproduzir música a partir do dispositivo pessoal de um condutor.

Para colmatar, Ville Matti acrescenta: "É, definitivamente, um tractor com bom aspecto!"

Texto e fotografias: Matti Kallio

Continuar a navegar na página da série T >