CONHEÇA OS NOSSOS CLIENTES

CONHEÇA OS NOSSOS CLIENTES

Fiabilidade comprovada por testes

A Koivikko Manor, em Kitee, na Finlândia, começou a testar os novos tractores da série T da Valtra na Primavera de 2013. O Versu demonstrou as suas capacidades logo desde o início com a fantástica prestação que apresentou num projecto de construção.

Koivikko Manor, Kitee, Finlândia
Cooperativa agrícola MTY Partanen & Tolonen

Máquinas de teste: Dois modelos Versu da série T da Valtra (250 e 174 hp)
Principais tarefas: Criação de gado bovino para leite e carne e exploração de biogás

 

Verdadeira potência de tracção

"Apercebemo-nos imediatamente de que se tratava de um tractor extremamente potente em termos de tracção", recorda Pekka Partanen. "Estávamos a construir a fundação para um novo celeiro. O gelo no solo tinha acabado de derreter, por isso, todas as cargas tiveram de ser transportadas sob um terreno relativamente lamacento."

Quando utilizado para o transporte de adubo e chorume, o protótipo demonstrou não só a respectiva potência de tracção, mas também o seu desempenho na estrada. "A estabilidade do tractor, a visibilidade a partir da cabina e a disposição dos controlos eram fantásticas", afirma o gestor técnico Tero Nenonen.

As mesmas impressões positivas iniciais foram confirmadas aquando da instalação de acessórios. "Os acoplamentos hidráulicos e do travão, bem como a tomada do isqueiro, são, agora, muito mais fáceis de usar. Estão muito bem-dispostos e possuem um design mais adequado", acrescenta Tero.

Os tractores foram utilizados durante um período de tempo relativamente semelhante para trabalho de campo e outras tarefas de transporte, como o transporte de chorume e adubo para a exploração de biogás. O terreno acidentado da Carélia foi o cenário ideal para testar o desempenho da nova série T em estrada. A transmissão e outros sistemas avançados do Versu foram verdadeiramente colocados à prova em Kitee. Foram avaliados o motor, os travões e a cabina, bem como a facilidade de condução e aspectos de segurança.

"A transmissão do Versu melhorou imenso. A transmissão automática apresenta um desempenho bom e rápido em combinação com o motor. Mesmo durante o transporte de cargas pesadas, a condução em subidas revelou-se extremamente simples no modo automático. A impressão geral foi de que se trata de um tractor verdadeiramente potente", comenta Pauli Tolonen.

As restantes novas funcionalidades também se revelaram fáceis de utilizar. "Combinar a função de tracção automática com os travões foi uma solução excelente; além disso, o pedal do acelerador apresentou um desempenho fantástico. O controlo da velocidade de cruzeiro também é muito fácil de ajustar", continua Tero Nenonen.

A função de arranque em subidas foi particularmente elogiada, tendo sido uma grande ajuda em superfícies escorregadias ou situações desafiantes. "O sistema evita que o tractor deslize para trás durante o arranque, o que se trata de uma grande vantagem quando estamos a sair dos campos e a aguardar para nos incorporarmos ao trânsito na estrada. Torna tudo muito mais simples e seguro", diz Pauli Tolonen.

A excelente visibilidade a partir da cabina também não passou despercebida, sobretudo em cruzamentos e situações de trânsito em geral. "A remoção do pilar da janela do lado direito proporciona uma melhor visibilidade em cruzamentos, contribuindo imenso para a segurança", diz Pekka Partanen.

A importância da segurança é destacada na colaboração da cooperativa agrícola com a escola de agricultura local. Em termos essenciais, a avaliação de protótipos destina-se a garantir a fiabilidade e a segurança de novos produtos. "Qualquer surpresa que surja durante a fase de teste de protótipos permite evitar problemas posteriores para os consumidores", salienta Pekka.

Koivikko Manor
A pequena comunidade de Koivikko, em Kitee, uma cidade da região da Carélia do Norte, na Finlândia, abriga um conjunto de empresas que incluem a exploração leiteira privada de Koivikko Manor. Além de disponibilizar um centro de formação para os oitenta estudantes da escola de agricultura local, a exploração desempenha ainda actividades de criação de gado. Outros serviços incluem uma escola de equitação e um restaurante. Outra das empresas locais de Koivikko é a BioKymppi, a qual produz calor e electricidade a partir de resíduos biológicos e chorumes recolhidos em toda a zona oriental da Finlândia. A empresa também produz biogás a partir de adubo, utilizado para a produção orgânica na exploração.

Texto e fotografias: Matti Kallio

Continuar a navegar na página da série T >