Valtra N142 – Um tractor para todas as utilizações

23.05.2013
Valtra N142 – Um tractor para todas as utilizações
O Valtra N142 prova o seu valor na exploração agrícola de Grom Agrar, na Alemanha. Bernd Grom utiliza bastante o seu Valtra N142 na sua exploração de 1200 hectares em Saxónia-Anhalt, na Alemanha. Equipado com a transmissão Direct, o tractor trata de uma ampla variedade de tarefas, de modo eficiente e económico.
O Valtra N142 pode não ser o tractor mais rápido, mais potente ou de maior dimensão no mercado, mas na exploração agrícola Grom Agrar, continua a ser um dos favoritos. O seu apelo reside na sua diversidade; o N142 pode ser usado em trabalhos de silvicultura e para a tracção de atrelados pesados, bem como para fertilizar, pulverizar e arar. "Inicialmente, o tractor impressionou-nos devido à sua saída hidráulica", afirma Bernd Grom, proprietário de três explorações (Baviera, Turíngia e Saxónia-Anhalt). "A saída hidráulica exigida por alguns dos nossos acessórios pode provocar o sobreaquecimento de muitos dos nossos tractores, mas não deste."

O N142 cedo demonstrou ser uma compra inteligente; nos últimos dois anos, cimentou a sua posição como um tractor geral versátil na exploração de 1200 hectares em Bad Lauchstädt, em Merseburg.

"Escolhemos sempre este tractor quando não podemos usar um tractor especializado de grandes dimensões, ou seja, muitas vezes. O Valtra N142 é usado durante todo o ano na nossa exploração."

Bernd Grom diz-nos como o tractor Valtra demonstrou o seu valor há, aproximadamente, um ano, na exploração agrícola Grom Agrar, na Saxónia-Anhalt. A exploração usa um espalhador de estrume Güstrower de 8 toneladas que exige até 65 litros/minuto de saída hidráulica. Muitos tractores potentes aqueceram em excesso durante a tracção do acessório de grandes dimensões, mas isto não foi problema para o N142 e para o seu potente sistema hidráulico de 160 litros/minuto.

De acordo com Bernd Grom, a Valtra merece grande parte do mérito por separar os óleos da transmissão Direct e do sistema hidráulico, permitindo a refrigeração suficiente dos óleos mesmo nas tarefas mais exigentes. "Devido a esta solução, podemos usar o nosso Valtra N142 para a tracção de atrelados basculantes e, inclusive, com os acessórios mais recentes que necessitam de uma grande saída hidráulica."

Além do sistema hidráulico, este agricultor de 34 anos elogia a potência e o baixo consumo de combustível do motor de quatro cilindros do Valtra N142. Grom acredita que a eficiência do Valtra está bastante relacionada com a nova transmissão Direct. "As peças mecânicas da transmissão desempenham, claramente, um papel mais importante do que as peças hidráulicas na maioria das velocidades."

O experiente proprietário do tractor tem razão. A transmissão Direct utiliza tracção 100% mecânica nas quatro gamas, a determinadas velocidades, o que garante que a transmissão e os acessórios funcionam sempre em conjunto à potência total. No modo automático, o sistema selecciona a maior relação da transmissão possível para maximizar a eficiência.

Bernd Grom também mencionou o quão económico é o N142. "Com esta transmissão, é fácil proceder a uma condução económica do tractor na mudança certa e à velocidade correta, o que reduz o consumo de combustível e prolonga a vida útil do tractor."

No geral, Grom está bastante impressionado com a transmissão Direct e com o sistema de controlo. "As quatro gamas de velocidades e a possibilidade de definir a velocidade do motor ou velocidade de condução já demonstraram a sua utilidade nos trabalhos do dia-a-dia."

Por exemplo, durante a fertilização ou pulverização, o condutor pode definir a velocidade de condução, enquanto o sistema de controlo da transmissão ajusta automaticamente a velocidade do motor e as mudanças de acordo com o terreno e as condições. Se for necessário fertilizante adicional numa determinada área, pode ser seleccionada uma velocidade predefinida mais lenta premindo um botão. Com os acessórios a utilizarem a TDF, o condutor pode definir a velocidade do motor e controlar a velocidade de condução através do joystick da transmissão.

"Este tractor é mesmo muito fácil de usar", afirma Grom. "Quando nos habituamos aos controlos, também é muito divertido de conduzir." O tractor não só é fácil de controlar como também é extremamente ágil. "As manobras são sempre muito fáceis com o N142."

O N142 provou ser tão fácil de utilizar, económico e eficiente que se tornou quase insubstituível na exploração agrícola da família Grom em Bad Lauchstädt. O tractor é utilizado para pulverizar e fertilizar, para transporte durante a época de colheita e, por vezes, para rebocar um cultivador e uma ceifeira. O N142 e a sua transmissão Direct também são úteis durante o Inverno, quando o tractor é utilizado para trabalhos de silvicultura e para limpar a neve.


« Regressar à descrição geral