Manutenção de aeroportos mais segura e sustentável - Valtra e Nokian Tyres unem forças em projecto de remoção de neve autónoma
Aspiradores de pó e cortadores de relva robóticos já são uma realidade, mas pode a mesma ideia ser aplicada a uma máquina de 7 toneladas que limpa a neve a uma pista de aterragem? Para demonstrar que pode, a Valtra e a Nokian Tyres assinaram uma parceria com outras três empresas Finlandesas em Março de 2019, para um projecto conjunto de testes no aeroporto mais a norte da União Europeia. Dois Valtra T254 Versu equipados com pneus Nokian Hakkapeliitta TRI e cada um a puxar um soprador de 4,5 m de largura, limpam de forma autónoma a pista do aeroporto de Ivalo na Lapónia Finlandesa.
O conhecimento
Os invernos na Finlândia podem ser muito longos, com muitas partes do país cobertas permanentemente por neve durante 150 a 200 dias por ano. “Como operador de aeroporto, precisamos de criar condições de verão nas pistas Finlandesas, mesmo que seja no meio do inverno. Para enfrentar este desafio, estamos constantemente à procura de novas soluções que apoiem o nosso conhecimento reconhecido mundialmente, sobre a neve”, afirma Henri Hansson, Director Técnico da Finavia, a organização responsável pela manutenção da maioria dos aeroportos Finlandeses.
Foi assim que surgiu a ideia do projeto “Runway Snowbot” entre um grupo de especialistas Finlandeses, cada um especializado na sua área especifica, e cada um com profundo conhecimento das condições climáticas nórdicas: Valtra, Nokian Tyres, Vammas (Fortbrand), a empresa de energia mais sustentável do mundo, a Neste e a Finavia.
Para uma manutenção de pistas mais sustentável
“Runway Snowbot é uma prova de conceito, demonstrando que com a combinação do know-how de cinco empresas Finlandesas, as pistas dos aeroportos podem ser limpas de uma nova maneira - com mais segurança, mais sustentabilidade, mais economia e mais conforto”, diz Matti Tiitinen, Senior Brand Business Manager, Valtra Escandinávia, Países Bálticos e Europa Ocidental e Central.
Especialista em tractores, a Valtra trabalha há vários anos em tractores autoguiados. Em conjunto com a Nokian Tyres, as marcas estabeleceram o recorde de velocidade em 2018 na remoção de neve não tripulada com um T254 Versu autónomo, equipado com pneus Nokian Hakkapeliitta TRI. Para o projeto “Runway Snowbot”, o Valtra SmartTouch apresenta-se com auto guiado com precisão de centímetro, controlo de implementos Isobus que fornece a tecnologia necessária para a limpeza controlada de rotas pré-definidas.
Com os pneus Nokian Hakkapeliitta TRI, o primeiro pneu de inverno para tractores no mundo, o projecto autónomo de limpeza de neve tem a aderência e precisão necessárias para uma operação segura do tractor sem condutor - sendo ao mesmo tempo suave no asfalto. “Sem o operador ter que executar correcções instintivas de direcção e aceleração, os pneus devem oferecer um manuseio muito previsível”, diz Toni Silfverberg, Director de Vendas e Marketing da Nokian Heavy Tyres Ltd. “Além disso, o nosso processo de fabricação sustentável, contribuí para a economia e a sustentabilidade em geral ”.
Ambos os sopradores Valtra e Vammas foram abastecidos com o combustível reutilizável Neste MY, que reduz as emissões de gases de efeito estufa em aproximadamente 90% em comparação ao combustível fóssil.
Os resultados
Os testes realizados no inverno de 2018-2019 provaram ser bem-sucedidos para todas as partes participantes. Embora ainda não esteja pronto para implementação comercial, o projecto abre caminho para uma nova forma de pensar.
“Os tractores são uma alternativa interessante para as frotas dos aeroportos, onde as larguras de trabalho de 4,5 metros são suficientes. Os tractores são consideravelmente mais baratos em termos de custo total de propriedade do que os camiões e muito mais versáteis, já que podem ser usados para outras tarefas, como limpar neve no inverno ou roçar o mato durante o verão ”, comenta Tero Santamanner, especialista em equipamento de máquinas da Finavia.
“O projecto Runway Snowbot foi o segundo projecto de operação autónoma e acção ininterrupta entre os tractores Valtra e Nokian Tyres”, comentam Matti Tiitinen e Toni Silfverberg. "O futuro trará aplicações cada vez mais autónomas e estamos prontos para as novas exigências que eles trazem."
Mais informação
www.runwaysnowbot.com