CONHEÇA OS NOSSOS CLIENTES

CONHEÇA OS NOSSOS CLIENTES

Encontrar melhores soluções

Ville Kari, um agricultor da região de Ostrobótnia do Sul, na Finlândia, testou a nova série T da Valtra no Verão de 2013. Entre os meses de Abril e Outubro foram realizadas mais de 2000 horas de testes em dois protótipos de tractores. Ambos os tractores eram modelos Direct com uma transmissão CVT contínua.

Ville Kari
Alajärvi, Finlândia

Máquinas de teste: Dois modelos Direct da série T da Valtra
Principais tarefas: Criação de gado bovino para leite e carne

Um tractor equilibrado, fácil de utilizar e controlar

 Na Primavera, as primeiras tarefas a ser realizadas foram a colocação de chorume e a preparação do solo. "Desde logo reparei que o tractor é muito ágil nas curvas, mantendo-se estável durante a condução", afirma Ville.

Quanto mais utilizava o tractor, mais se apercebia do equilíbrio e conforto proporcionados pelo mesmo. Demonstrou ser particularmente estável quando combinado com um reboque auto-carregador. "A nova série T tem uma tracção estável no campo, apresentando um desempenho fantástico em estrada."

A agilidade da série T foi aperfeiçoada graças a um raio de viragem mais apertado e uma nova funcionalidade que permite o ajuste variável da sensibilidade de direcção. Tal demonstrou ser especialmente útil durante o manuseamento de fardos utilizando o carregador frontal. "Já não é necessário rodar tanto o volante e a precisão da condução em frente é espectacular. O novo sistema de direcção é verdadeiramente fantástico!"

A cabina é ainda mais espaçosa e iluminada. "A visibilidade foi melhorada em todas as direcções. Todos os controlos, como o interruptor do sistema de tracção às quatro rodas e o diferencial de bloqueio, são fáceis de encontrar. Existem ainda várias tomadas, áreas de armazenamento e espaço adicional para equipamento opcional", diz Ville.

As potentes luzes de trabalho facilitam o trabalho em fracas condições de iluminação. Todos os interruptores das luzes estão reunidos num painel ilustrado.

"O sistema de marcha-atrás também registou grandes avanços. O novo sistema controlado electronicamente é extremamente prático", diz Ville, que utilizou o sistema TwinTrac para tarefas de ceifa e cultivo.

Em termos gerais, Kari ficou extremamente impressionado com a nova série T, destacando a melhoria das capacidades de condução e controlo para um nível completamente novo.

 

Ville Kari, 34 anos, já é agricultor há 15 anos, tempo durante o qual desenvolveu com grande entusiasmo as suas operações agrícolas. Junto ao antigo celeiro de gado leiteiro foram construídos dois novos celeiros: um de gado bovino para carne e outro de ordenha robotizada. Foi ainda iniciada a produção em novos campos, sendo que cerca de 250 hectares destinam-se agora a actividades de agricultura orgânica.

A exploração conta com dois a três funcionários. Entre as tarefas de criação de gado, trabalho de campo e silvicultura, Ville encontra ainda tempo para a prestação de serviços. Nos meses de Verão, as suas principais tarefas de prestação de serviços incluem a debulha e limpeza de terrenos; durante o Inverno dedica-se ao corte de árvores para produção de energia.

Ville tem estado a testar os protótipos de tractores da Valtra desde 2007. "É essencial utilizar os protótipos na realização de tarefas reais e acumular, com o tractor, a quantidade máxima de horas e experiência prática possível. Por vezes, também recebo instruções para me concentrar em áreas de desenvolvimento específicas", afirma Ville.

As surpresas e alterações são habituais durante a avaliação de protótipos. "Alguns protótipos são utilizados durante apenas um dia, outros durante meses seguidos. Alguns apresentam um desempenho ideal, enquanto outros nos dão algumas surpresas", admite Ville.

Um bom avaliador tem de estar atento e ser capaz de questionar quaisquer soluções. Os protótipos da Valtra estão equipados com dispositivos de recolha contínua de dados e uma ligação directa à fábrica. O avaliador regista as próprias operações e observações no sistema, ainda sentado na cabina, quando ainda não esqueceu nenhum pormenor. Todas as observações e comentários são cuidadosamente analisados na fábrica.

"A documentação é sistemática; a Valtra desenvolveu um bom sistema. Todos os comentários são realmente utilizados para ajudar a melhorar os tractores. É extremamente gratificante ver como a minha opinião influencia o produto final, tal como na nova série T", diz Ville.

Texto e fotografias: Matti Kallio

Continuar a navegar na página da série T >